terça-feira, 23 de abril de 2013

Presidente do TJGO se reúne com OAB


23/04/2013 08h24
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), desembargador Ney Teles de Paula, recebeu, nesta segunda-feira (22), no salão nobre da Presidência, a visita do presidente da Ordem dos Advogados – Seção Goiás (OAB-GO), Henrique Tibúrcio e dos presidentes das subseções de todo o Estado. Eles vieram solicitar melhorias para a atuação da classe nos municípios. Foi levantada também a necessidade de mais juízes para o interior.
Tibúrcio lembrou que as instituições têm em comum o objetivo de servir à população e por isso acredita que devem trabalhar em parceria. “Hoje, a principal demanda da classe é falta de juízes no interior. Sabemos e até entendemos as dificuldades do Tribunal, mas temos de mudar essa realidade”, destacou.
O presidente do TJGO apresentou um rápido diagnóstico da administração e citou que está em andamento mais um concurso para juiz substituto, inicialmente, para 34 vagas. Ele observou, contudo, que há possibilidade de se convocar 61 candidatos aprovados no 55º Concurso para Juiz Substituto em Goiás, cujas provas discursivas foram aplicadas em março. Além disso, Ney Teles ressaltou também que, no próximo dia 13, serão apreciados os requerimentos para promoção e remoção de 60 editais para as comarcas de entrância final, intermediária e inicial.
Ney Teles lembrou que, ao tomar posse em 1º de fevereiro, disse que estudaria a possibilidade de abertura de mais vagas para juiz substituto em Goiás, tendo em vista que o déficit atual de magistrados é superior à quantidade de vagas abertas neste concurso. “Essa foi uma de minhas prioridades e estamos fazendo de tudo conforme a lei para que esse concurso seja concluído o mais depressa possível, para que logo em seguida seja aberto outro certame”, anunciou. O desembargador-presidente garantiu que o TJGO sempre estará aberto à OAB e todas as instituições ligadas à Justiça. “Nenhuma existe sem a outra. Precisamos, juntos, buscar fortalecer o Judiciário”, salientou.
Em nome dos juízes-auxiliares da Presidência do TJGO, José Ricardo Machado enfatizou o esforço da magistratura goiana para alcançar uma boa prestação jurisdicional. De acordo com ele, em 2012 entraram 521 mil ações e os juízes de Goiás julgaram 508 mil. “Apesar do déficit de juízes, deve-se consider que nossos magistrados estão dando o melhor de si para entregar uma prestação jurisdicional rápida”, pontuou.  
Balanço positivo
O presidente da OAB-GO agradeceu a atenção do presidente Ney Teles e de sua equipe para com a classe. Segundo ele, os advogados voltarão para suas cidades com a certeza que soluções para suas demandas virão. “Agradeço a recepção calorosa e franca que tivemos aqui no Tribunal. Viemos para cobrar - e vamos cobrar sempre que for preciso -, pois visamos a melhor prestação jurisdicional, mas vale destacar que saímos daqui esperançosos. A classe agradece”, finalizou.
Participaram da reunião a corregedora-geral da Justiça de Goiás, desembargadora Nelma Perillo; o vice-presidente do Tribunal, desembargador Carlos Escher; desembargador Zacarias Neves Coêlho, presidente da Comissão de Seleção e Treinamento do TJGO; o desembargador Leandro Crispim,presidente da comissão examinadora de concursos; os desembargadores Norival Santoné e Nicomedes Borges; Wilson Gamboge, diretor-geral do TJGO; Fernando Sousa Chaves, secretário-geral da Presidência; Antônio Pires, diretor de Informática; Leonardo Rodrigues, secretário de gestão estratégica. Além dos juízes-auxiliares da Presidência, Carlos Magno Rocha da Silva e Reinaldo Alves Ferreira, também estiverem presentes Átila Naves Amaral, diretor do Foro de Goiânia; Gilmar Luiz Coelho, presidente da Asmego e  juiz Levine Raja Gabaglia Artiaga,diretor para Assuntos Institucionais e Legislativos da entidade. 
(Texto: Arianne Lopes / Fotos: Wagner Soares - Centro de Comunicação Social do TJGO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário